segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como saí de casa querendo ver "Toy Store" e vi "Avatar"

Como já diz o nome do blog: “Longos dias e belas noites!”.

Esse é o meu primeiro texto para um blog ou qualquer outra coisa do tipo. Este pode ser o primeiro de vários ou o primeiro e último, vai depender da Receptividade de vocês e da minha vontade de escrever. Na internet sou conhecido como Hazyel, portanto... se quiserem me procurar nas redes sociais da vida, é só procurar por esse Nick.


Nesse primeiro post vou contar minha experiência com o cinema 3D, a novidade de Maceió, e em como sai de casa querendo ver Toy Story e acabei vendo o filme de maior sucesso do ano... passado: Avatar!

No dia 15 de abril de 2010 foi inaugurada a primeira - e até agora a única - sala de cinema 3D em Maceió. E eu, como um bom cinéfilo, tive a obrigação de ir conferir a novidade. Para cumprir essa “quest”, eu precisava de companhia logo, requisitei a presença da minha digníssima namorada e ela atendeu ao meu chamado. O filme escolhido foi: Toy Story (filme clássico da minha e da infância de muitos de vocês). Fomos conferir os horários das sessões e vimos que tinha uma sessão de 11h30 e outra de 13h20 optamos pela de 13h20, já que era um horário mais cômodo, visto que o shopping é distante de onde moramos e seria necessário sairmos de casa com uma hora, uma hora e meia antes do início da sessão.

Pulando alguns detalhes, cheguei primeiro ao shopping, por volta de 12h30. Como tinha tempo de sobra, fui andar e aproveitei para fazer parte da minha quest: encontrar o cinema. O shopping em si, não me impressionou... só a praça de alimentação que tem parte do seu teto coberto de vidro para aproveitar melhor a luz solar.

Assim como no shopping antigo, o cinema também fica próximo a praça de alimentação. Logo que o avistei, subi as escadas para conhecer a “dungeon” onde eu encontraria o meu objeto de desejo xD. Pelo que percebi o shopping é composto por um primeiro andar onde encontramos o cinema, o centro médico e só.

Fui conferir o horário do filme e tive um pouco de dificuldade para encontrar a informação que queria, já que tudo é através de monitores de LCD e as informações na tela mudam constantemente, por exemplo: quando se entra na fila para comprar as entradas - muito bem organizadas – atrás/acima das atendentes existem dois monitores de LCD de 15’. Os quais exibem todas as informações referentes aos horários dos filmes, preço das sessões e em que condições os filmes se encontram (se já está sendo exibido, se já acabou e por vai...), minha dificuldade se dava ao fato de que quando eu encontrava a informação sobre o filme que eu queria, no caso o Toy Story, a tela começava a rolar para mostrar as informações dos outros filmes. Tive que olhar de três a quatro vezes para poder ter certeza de que estava vendo a informação correta. Além desses dois monitores, do lado esquerdo existem mais três monitores de, vou chutar, 32’ na vertical, mostrando os destaques, nesse caso Toy Story 1 e 2 e o Avatar. Mas encontrei outro problema rsrsrsrsrsr Por diversas vezes os três monitores mostravam, ao mesmo tempo, informações sobre o mesmo filme, quando seria mais plausível a exibição de diferentes informações sobre os diversos filmes em exibição naquele momento. Para me informar melhor, fui falar com a atendente e constatei que havíamos nos enganado quanto aos horários, pois Toy Story 1 só era exibido em única sessão diária, ás 11h30 e a sessão de 13h20 era Toy Story 2. Fiquei pensando se assistia ou não o Toy Story 2 e vendo minha indecisão a atendente (aqui cabe um adendo: Todos os atendentes foram bastante educados e souberam me dar todas as informações que necessitava sem hesitar ou ter que perguntar para outra pessoa.) me entregou um folheto que continha todas as informações necessárias sobre os filmes, como a sinopse e o respectivo horário das sessões de todos os filmes. Comecei a estudá-lo ... coisa de Nerd ... e vi que tinha uma sessão do filme sobre a vida de Chico Xavier - filme que minha namorada estava querendo assistir - de 13h e uma sessão de Avatar às 15h30. Nessa hora me veio a idéia: “Bem que poderíamos ver os dois filmes”. Como minha namorada ainda não havia chegado, liguei para ela e comentei a idéia, ela topou, mas tinha um problema: eram 12h45 e ela ainda estava no ônibus ¬¬. Por sorte, às 12h55 ela chegou e conseguimos comprar as entradas. Compramos quatro entradas: duas para o Chico Xavier e duas para o Avatar, somando R$ 30,00 (trinta reais) – todas meias entradas. Mas quando estávamos comprando as entradas, surgiu mais uma “novidades”, a atendente nos informou que deveríamos escolher os nossos lugares!!!!!

A operação acontece da seguinte maneira: cada atendente tem dois monitores, um virado para elas e outro para os clientes, e ambos mostrando a mesma imagem, no momento em que ela pede para os clientes escolherem os lugares, aparecem na tela um esquema da sala com os locais que se encontram disponíveis e ocupados. A legenda é a seguinte:

· Vermelhos: Ocupados

· Verde escuro: Disponíveis e representam o final da sala

· Verde azulado: Disponíveis e representam todo o resto da sala

· Rosa: Reservados pela internet

Escolhemos nossos locais e fomos para a sala, já que estávamos em cima da hora. Quando estávamos entrando na sala, os trailers já haviam começado e por conseqüência as luzes já estavam apagadas. Encontramos um pouco de dificuldade para localizar nossos lugares, pelo fato de já estar tudo escuro e do local ser novo para nós.

Aqui vão algumas dicas: as letras das filas são encontradas na lateral dos primeiros assentos de cada fila - como só entrei pelo lado esquerdo, nas duas situações, não sei dizer se elas também existem do lado direito – e os números ficam no braço de cada cadeira, próximo do lugar de colocar refrigerante. E a mais básica de todas: cheguem cedo para evitar transtornos. Sem esquecer que quando compramos nossas entradas a atendente nos informou que não poderíamos entrar na sala com doces e/ou sorvete, apenas o “combo” (pipoca e refrigerante) vendido na bomboniere do cinema.

A novidade dentro do cinema é que todas as salas são “stadium”, isso significa: sem cabeças na sua frente!!! xD Agora é possível assistir ao filme de qualquer lugar sem se preocupar que alguém mais alto do que você sente no assento a sua frente.

sala "stadium"

Assistimos ao filme do “Chico” e o que possa falar sobre ele é o seguinte: O filme é ótimo em todos os quesitos... roteiro, elenco (palmas para a equipe que escolheu o elenco), fotografia, direção, efeitos especiais (apesar de ser um filme biográfico, tem cenas com efeitos especiais dignos de Hollywood, nada de mais é verdade, mas muito bem feitas), maquiagem e etc. Tem um ótimo corte e apesar de não ser espírita, acho que o filme cumpriu o que prometeu.

Depois que saímos da primeira sessão tínhamos menos de meia hora para comer alguma coisa e voltar para a segunda sessão e enfrentarmos o “Big Boss”: a sala 3D. Não preciso dizer que não conseguimos cumprir o tempo e quando chegamos à sala, os trailers já estavam sendo exibidos... novamente.

Quando entramos à sala existia um rapaz distribuindo os novos óculos 3D, deferente dos antigos, eles têm alguma tecnologia, são compostos por lentes de vidro e não são descartáveis, são feitos de uma plástico duro porém emburrachado.

Óculos antigo
Óculos novo

Entrando na sala vi que estava passando o trailer de “Tron Legacy” - filme que quero muito assistir - e notei que os trailers também estavam em 3D, pensei que só o filme seria exibido assim. Não pensei duas vezes e coloquei o óculos, detalhe: eu ainda estava em pé. Logo vi que o sistema é muito foda, já que a cena era simples (o protagonista do filme caminhado para uma luz) e já se pode ter uma noção melhor de profundidade. Depois de um pequeno transtorno (lembrem da regra básica: chegar antes das luzes apagarem), nos acomodamos em nossos lugares. O filme já estava começando e no logo da Fox já tive o primeiro deslumbre com um dos holofotes que o iluminavam, parecia que estava querendo sair da tela, mas o show ainda estava por vir...

Logo na primeira cena do filme me senti como uma criança, com Jake Sully acordando de sua viagem e tentando tocar uns pequenos flocos de luz. Nesse momento o 3D entrou em ação e tive a nítida impressão de que os flocos estavam flutuando pela sala. Nós primeiro 10 minutos eu não conseguia parar de rir, pois estava maravilhado com o que estava vendo. Com o passar do tempo o sorriso foi saindo do rosto e comecei a procurar certos detalhes e fui notando certas coisas: o efeito atrapalha um pouco para ver determinados detalhes nas cenas, principalmente nas que são de ação, com isso, senti necessidade de assistir novamente ao filme na versão 2D. Isso pode ser pelo fato de Avatar ser o primeiro filme em 3D que assisto na vida, ou será que esse fato irá se perdurar por toda a vida!?!!? Fica a dúvida. Em determinados momentos do filme ficava tirando o óculos para ver se havia algo nas cenas em 3D, pois comecei a sentir falta das coisas pulando da tela, o efeito aparece mais quando as coisas vem da parte baixa da tela ou quando tem algo flutuando na frente dos personagens. Fora isso, senti que o filme ficou mais definido do que em 2D (assisti a versão em 2D em dezembro/2009).

A fila que escolhemos não foi das melhores, mas não tínhamos muita escolha, já que todas as cadeiras do meio estavam ocupadas, exceto por dois lugares, os quais ocupamos, fora esses... só restaram as laterais, e francamente.... ninguém merece assistir filmes 3D na lateral! Minha birra é com a fila: achei-a muito alta e fiquei com o pescoço doendo por querer encostar a cabeça no encosto e não poder (se o fizesse a lente do óculos não acompanhava o tamanho da tela e iria perder o filme xD), com isso vem mais uma regra: Pegar uma ou duas filas mais baixas do que a que eu estava.

No final das contas, dou minha “quest” como concluída e minha missão cumprida com sucesso. Essa semana pretendo assistir aos dois “Toy Story” e prometo trazer minhas impressões sobre filmes originalmente feitos em 2D e portados para 3D.

7 comentários:

  1. Oi Hazyel, achei interessante seu post. Só um detalhe, tem uma pessoa que ajuda a encontrar o lugar pra sentar, o lanterninha x) sem mais delongas, Espero que esse não seja o primeiro do ultimo, mas o primeiro de muitos outros post's!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o Post ficou muito bom...só quero que em breve estreie algum filme de terror pra que eu também tenha a experiência do 3D. É uma pena que esse cinema não estreou a tempo de lançar "Dia dos namorados macabros" por aqui :/. Esse filme era em 3D! Mas...tenho esperança que ainda esse ano possa realizar isso! =D

    ResponderExcluir
  3. Ahehe, realmente deve ser algo mágico para um morador de Maceió entrar em um cinema 3D. Eu ainda nem me aventurei por lá, mas pretendo ir ver Alice semana que vem \o/

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, eu nem vi muita graça no Avatar 3D.
    Mas gostei do post, rs.
    Continua, com o tempo você se apaixona pelo mundo do blog XD

    ResponderExcluir
  5. Como eu falei: A primeira cena impressiona, mas depois vc acha que nem é grande cosia ^^. Gostei muito de escrever o texto, e já tenho ideia de mais alguns, só falta tempo para escrever ^^. Obrigado pelo apoio, vamos ver o que é que saí com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  6. heihaiehiaheuie nuss! que aventura heim?!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post. Continua por aqui, cara! :D

    ResponderExcluir